sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jimmy Page







James Patrick "Jimmy" Page , OBE (nascido em 09 de janeiro de 1944) é um produtor Inglês multi-instrumentista, compositor, gravar e. Ele começou sua carreira como um estúdio de guitarrista da sessão em Londres e posteriormente foi membro do The Yardbirds 1966-1968, após o qual fundou a banda de rock Inglês Led Zeppelin .
Jimmy Page é considerado por críticos, fãs e colegas músicos igualmente como um dos guitarristas mais influentes e importantes e compositores na música rock. Rolling Stone revista o descreveu como "o pontífice de riffs de energia e provavelmente o artista mais digitalmente amostrados no pop de hoje depois deJames Brown ".  Em 2010, Jimmy Page foi classificado No.2 no Gibson 's lista de "Top 50 Guitarristas de Todos os Tempos"  e, em 2007, No 0,4 na revista Classic Rock " s "100 Heróis Wildest Guitar". Page foi classificada em terceiro lugar na Rolling Stone lista da revista "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" em 2011.  Ele foi introduzido no rock e Roll Hall of Fame duas vezes; uma vez como membro do The Yardbirds (1992),  e uma vez como um membro doLed Zeppelin . (1995)

Jimmy Page nasceu de pais James e Patricia página no subúrbio londrino West of Heston , que hoje faz parte do bairro londrino de Hounslow . Seu pai era um gerente de pessoal industrial e sua mãe era secretária de um médico. Em 1952 eles se mudaram para Feltham , e depois novamente para Miles Road, Epsom , em Surrey, que é onde Página deparei com sua primeira guitarra. "Eu não sei se [guitarra] foi deixado para trás pelas pessoas [na casa] antes [nós], ou se era um amigo da família -. Ninguém parecia saber por que ela estava lá"  primeiro tocar o instrumento com a idade de 12 anos,  ele tomou algumas lições na vizinha Kingston , mas foi em grande parte autodidata:
Quando eu cresci não havia muitos outros guitarristas ... Havia um outro guitarrista da minha escola que realmente me mostrou os primeiros acordes que aprendi, e eu fui na de lá. Eu estava entediado então eu aprendi sozinho a guitarra de ouvindo discos. Então, obviamente, era uma coisa muito pessoal.
Entre primeiras influências de Page foram rockabilly guitarristas Scotty Moore e James Burton , que tinham tocado ambos em gravações de Elvis Presley . Ouvir o Elvis Presley " Casa do bebê Vamos jogar "é citado por página como sendo a sua inspiração para assumir a tocar guitarra.  Embora ele aparece na BBC1 em 1957 com outra guitarra estados, Page que sua primeira guitarra foi um segundo mão 1959 Futurama Grazioso, que mais tarde foi substituído por uma Telecaster .
Gostos musicais página está incluído skiffle (um gênero de música popular Inglês do tempo) e tocando folk acústico, particularmente a de Bert Jansch e Renbourn John, e os sons do blues de Elmore James , BB King , Dixon Willie , do Rush Otis , Buddy Guy , Freddie rei e Hubert Sumlin .  "Basicamente, esse foi o início:. uma mistura entre rock e blues"
Na idade de 13 anos, Page entrou no Huw Wheldon 's All seu próprio programa de busca de talentos em um quarteto de skiffle, um desempenho que foi ao ar na BBC TV, em 1957. O grupo tocou "Mamãe não quero Skiffle Anymore" e outra canção muito americano com sabor, "neles Ol 'Cottonfields Back Home". Quando perguntado por Wheldon o que ele queria fazer depois de escolaridade, Page disse: "Quero fazer pesquisa biológica" para encontrar uma cura para a "câncer, se não for descoberto por então".
Em entrevista à Guitar Player magazine, Page declarou que "havia um monte de busking nos primeiros dias, mas como se costuma dizer, eu tive que vir aos apertos com ele, e foi uma boa escolarização ". Página iria levar uma guitarra para a escola a cada dia e tê-lo confiscado e entregue de volta para ele às 4:00 pm  Apesar de ter uma entrevista para um emprego como assistente de laboratório, ele finalmente decidiu deixar Danetree Escola Secundária, West Ewell , para perseguir em vez de música. 
Inicialmente, a página tinha dificuldade em encontrar outros músicos com quem ele poderia jogar em uma base regular. "Não era como se não houvesse uma abundância. Eu costumava jogar em muitos grupos ... qualquer um que poderia ter um show juntos, realmente".  Após stints backing recitais pelo poeta beat Royston Ellis no Teatro Sereia entre 1960-1961, e cantor Red E. Lewis, ele foi convidado pelo cantorNeil Christian para participar de sua banda, The Crusaders, depois de Christian tinha visto uma página de quinze anos de idade, tocando em um salão local.  Página excursionou com Christian por aproximadamente dois anos e depois jogado em vários de seus registros, incluindo o 1962 novembro single, "The Road to Love".
Durante seu stint com Christian, Page ficou gravemente doente com febre glandular (mononucleose infecciosa) e não pôde continuar em turnê.  Enquanto se recuperava, ele decidiu colocar sua carreira musical em espera e se concentrar em seu outro amor, a pintura, e inscrito em Sutton Art College em Surrey .  Como ele explicou em 1975:
[Eu estava] viajando o tempo todo em um ônibus. Eu fiz isso por dois anos depois que eu saí da escola, até o ponto onde eu estava começando a ficar realmente bom pão. Mas eu estava ficando doente. Então eu voltei para a faculdade de arte. E isso foi uma mudança total de direção. É por isso que eu digo que é possível fazer. Tão dedicado como eu estava a tocar guitarra, eu sabia fazê-lo dessa maneira estava fazendo-me para sempre. A cada dois meses eu tinha febre glandular. Assim, para os próximos 18 meses, eu estava vivendo em dez dólares por semana e ficar a minha força para cima. Mas eu ainda estava jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário